Treinamento de equipe de TI: quais os benefícios e como fazer?

Além de encontrar e atrair os melhores talentos do mercado, os gestores de TI modernos têm a responsabilidade de nutrir esses profissionais com planejamento eficiente e a realização constante de treinamento de equipe.

Afinal, o mercado em constante transformação exige que os colaboradores estejam sempre por dentro das melhores práticas da sua área de atuação. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados nas empresas.

Qual a importância do treinamento de equipe de TI?

Uma das características mais desafiadoras da tecnologia é que a sua evolução é retroalimentada exponencialmente. Ou seja, quanto mais se desenvolve, mais rápido isso acontece. A consequência é um setor que se move por aprendizado constante e adaptação.

Nesse cenário, uma equipe de TI despreparada pode frear o crescimento de um negócio na era da transformação digital. Se as soluções implantadas e mantidas pelo departamento trazem competitividade, a deficiência de capacitação resulta em deficiência operacional.

É por isso que gestores de TI têm um papel importante no desenvolvimento do seu próprio time ao longo da rotina empresarial. Entender essa necessidade por aprendizado constante é desenvolver um ambiente inovador e instigante, que motive profissionais a buscarem o melhor de si tanto de maneira individual quanto coletiva.

Além dos benefícios práticos que apontaremos a seguir, o treinamento de equipe é uma forma de desenvolver uma filosofia de trabalho no setor, com foco em eficiência e superação de limites.

Quais os benefícios?

Alguns dos principais benefícios de investir no treinamento de equipe são:

  • ganho de produtividade geral do setor e departamentos adjacentes;
  • aumento da qualidade do trabalho, levando a processos mais eficientes;
  • incentivo à inovação em cada posição de trabalho, com soluções novas para problemas antigos;
  • redução de erros em implantação de sistemas, análise de dados e monitoramento de indicadores;
  • sinergia maior entre TI e outros departamentos que dependem de soluções digitais para aprimorarem seus resultados;
  • redução de custos gerais de TI, com profissionais mais capacitados para encontrar e implementar soluções eficientes de gestão e operação;
  • aumento da segurança da informação com ferramentas e práticas mais modernas;
  • consolidação da TI como setor estratégico da empresa, criando uma conexão maior entre soluções tecnológicas e demandas de mercado.

Como fazer?

Com a importância da capacitação em TI bem estabelecida, é hora de começar a planejar os seus próximos treinamentos. Esse é um processo que parte do gestor tecnológico, responsável por alinhar e direcionar a sua equipe, incentivando-a a estar sempre aprendendo. Veja alguns passos universais do treinamento de equipes de TI!

Identificar deficiências e demandas

Uma das funções de um CTO é gerenciar a sua equipe de acordo com as necessidades tecnológicas de um negócio. Afinal, não adianta investir em computadores corporativos de qualidade e infraestrutura geral, se a TI não consegue manter o parque tecnológico otimizado e funcional.

Portanto, o seu primeiro passo será identificar quais são as capacidades teóricas, práticas e técnicas a serem trabalhadas dentro do seu time. Esse processo pode ser feito em duas frentes:

  • conhecer as deficiências nos colaboradores que precisam ser abordadas para realizarem melhor os seus trabalhos;
  • identificar as demandas de novas tecnologias, soluções e metodologias que podem ser uma oportunidade de crescimento para os profissionais e a empresa.

A partir desse estudo, você mapeará diferenças de estágios de conhecimento, prioridades de capacitação e a abertura de cada colaborador em relação ao aprendizado para formular as etapas seguintes.

Definir objetivos de treinamento

Após entender o que é preciso reforçar ou implantar de conhecimento entre a equipe de TI, é hora de definir os objetivos para o treinamento a ser realizado.

Qual o nível de conhecimento e as habilidades que todos devem ter no fim do processo? O ideal é que aprendam juntos os mesmos temas ou que haja variedade nas capacidades treinadas?

Essas questões levarão você a encontrar metas de capacitação: o nível de maturidade e proficiência que todos devem alcançar para serem mais úteis ao negócio.

Buscar o treinamento ideal

Com um mapeamento do estágio atual de capacitação e metas definidas para a evolução proposta, está na hora de pesquisar pelas soluções de mercado que vão ajudar a sua equipe a trilhar o caminho. O treinamento ideal é aquele que:

  • abrange todas as necessidades de aprendizado do time;
  • é adequado ao perfil dos trainees;
  • oferece flexibilidade para rotinas diferentes;
  • é adequado à rotina do negócio, sem interferir na produtividade da TI.

Variar em métodos

Ainda na busca pelo treinamento ideal, é importante notar que a tecnologia vem criando diversas oportunidades de aprender sem se fixar em um único modelo de ensino.

Hoje, é possível fazer capacitação on-premises ou à distância, com material digital ou com participação de docentes em diversas áreas.

Inclusive, a melhor abordagem é oferecer mais de um método de treinamento de equipe. Afinal, o perfil dos colaboradores pode ser formado por diferentes personalidades e preferências de estudo. Nesse caso, variar os modelos ajuda a manter um ritmo homogêneo na evolução desses profissionais.

Acompanhar a evolução da equipe

Falando em evolução, podemos citar também o quanto o acompanhamento próximo do gestor de TI contribui para o sucesso de sua equipe.

Você pode usar sistemas de gestão de projetos e análise de dados para monitorar indicadores nesse sentido. Visualizar o estágio de aprendizado de cada membro, suas dificuldades e como facilitar o caminho de todos.

Comunicação é muito importante nesse crescimento coletivo de uma equipe de TI. Portanto, colha feedbacks, peça sugestões e discuta as necessidades de ajuste. Incluir o time na elaboração do treinamento é até uma ferramenta de incentivo à evolução e à inovação.

Transformar capacitação em rotina

Por último, queremos deixar uma ideia importante como reflexão: capacitação na TI não é pontual, é para sempre. O setor de tecnologia é o que evolui mais rápido e toda nova tendência pode significar uma vantagem competitiva para o negócio que investe nela.

Portanto, transforme a capacitação em parte do dia a dia da sua equipe. Busque programas duradouros de evolução e demonstre a importância de estar sempre aprendendo.

Por que o treinamento de equipe deve ser uma prioridade para as empresas?

Hoje, a TI faz parte do núcleo de negócios competitivos. É a partir dela que todos os outros departamentos têm acesso a ferramentas e serviços para realizar o seu trabalho com foco em resultados. Portanto, quanto mais eficiente é o seu time, mais preparada está a empresa para se consolidar na era digital.

Como você pode perceber, investir no treinamento de equipe é essencial para o alcance de melhores resultados em um negócio. Afinal, com um mercado em constante evolução, a capacitação contínua é fundamental para manter o time de TI atualizado e preparado para lidar com os desafios do futuro.

Gostou da ideia? Quer discutir o assunto na sua empresa e com outros profissionais do setor? Então entre em contato com a Nettrust Solutions, teremos o prazer em ajudá-los!