O planejamento estratégico de TI
Chamamos de planejamento estratégico de TI o processo pelo qual é elaborada uma estratégia para a utilização da tecnologia da informação dentro de uma organização, independentemente da solução aplicada e seu fim.
É por meio dele que o setor de TI de uma empresa é estruturado, sistematizado e organizado. Isso garante que a tecnologia está sendo utilizada dentro da visão do negócio e tem como objetivo principal a melhoria dos processos produtivos para o alcance dessa visão. Além disso, outra meta da aplicação da TI também deve ser a criação de valor para o cliente.
Podemos dizer que o planejamento estratégico de TI é um desdobramento do próprio planejamento estratégico corporativo, porque deve estar alinhado com os valores e metas estratégicas da organização a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, para que se possa criar um planejamento estratégico de TI, é preciso primeiro ter bem definido qual é o objetivo da empresa, ou seja, sua visão para o futuro e suas principais metas a serem atingidas em determinado período.
O que é o planejamento estratégico de TI
O planejamento estratégico de TI (PETI) é um documento que constrói planos para alinhar as estratégias do setor de tecnologia aos objetivos da organização.
Ou seja, é um documento formal que define como a área de tecnologia vai atuar e quais são as metas e os objetivos específicos do setor referentes ao negócio, à infraestrutura, às pessoas colaboradoras, ao roadmap e aí em diante.
Sendo assim, o PETI compreende os objetivos, as metas, os direcionamentos e a estruturação dos ativos de tecnologia, visando atender as reais demandas da empresa para cumprir seus objetivos estratégicos.
A ideia é que o planejamento estratégico forneça a base necessária para a realização financeira das metas do negócio.
Qual a importância do planejamento de TI para o negócio
Para começar a tratar sobre a importância do planejamento de TI para as empresas, é fundamental ter em mente que as metas estratégicas do negócio devem conduzir os investimentos em tecnologia.
Então, na prática, o planejamento estratégico de TI garante que os recursos disponíveis para tecnologia serão alocados de forma adequada, especialmente porque atenderão às demandas impostas pelas metas do negócio.
Além do mais, segundo os dados da pesquisa da Deloitte, cerca de 50% do orçamento de tecnologia no Brasil se destina à manutenção de serviços que já existem, enquanto apenas 23% é direcionado para o crescimento dos negócios.
Ou seja, o percentual destinado à inovação e ao desenvolvimento do negócio é baixo, inclusive para as empresas que têm a tecnologia como cerne principal.
É esse tipo de situação que o planejamento estratégico de TI pode solucionar, especialmente oferecendo formas práticas de explorar todo potencial da área de tecnologia dentro das empresas.
Afinal de contas, através dele, é possível avaliar as condições internas e externas de um negócio, para alocar todos os recursos da melhor forma possível.
Como consequência, o planejamento fornece, para a empresa, visões sobre crescimento e aumento da competitividade diante do mercado.
Além do mais, a partir do planejamento estratégico, é possível:
- Estabelecer uma comunicação mais assertiva e transparente;
- Reduzir os custos;
- Reduzir desperdícios;
- Simplificar os fluxos e os processos de trabalho;
- Aumentar a produtividade das equipes;
- Melhorar a segurança das informações.
De todo modo, o planejamento das ações da área de tecnologia deve considerar uma visão holística da organização, que tenha em vista a combinação certa de tecnologias, a partir de uma boa análise dos dados da empresa, com foco nos objetivos e nos resultados gerais do negócio.
Como fazer o planejamento estratégico de TI
Não é possível criar e compartilhar um modelo de planejamento estratégico de TI, porque cada empresa tem as suas particularidades. E o planejamento deve refletir essas distinções, especialmente para compreender as necessidades específicas da empresa e da sua área de atuação.
Por isso, antes de começar a pensar na estratégia da área de TI, é fundamental compreender os objetivos gerais da organização. Isso vai garantir que a estratégia do setor reforce — ao invés de combater, os objetivos corporativos.
Depois disso, alguns passos podem fornecer uma ideia geral para construir o planejamento estratégico de TI na sua empresa. Os principais são:
Defina a estratégia da área de TI
Depois de entender como é a estratégia da empresa — onde ela está e onde ela quer chegar, é o momento de determinar como a área de tecnologia se encaixa nisso.
Ou seja, é a hora de definir a estratégia de TI, considerando as características e os objetivos da empresa.
Sendo assim, é importante definir:
- A visão da área de tecnologia;
- A missão do setor;
- Os objetivos estratégicos da área;
- Os valores que a estruturam.
Defina os objetivos
Em seguida, deve-se definir os objetivos específicos da área de tecnologia. Um ponto de atenção é estabelecer objetivos que sejam, de fato, possíveis de executar. Além do mais, as metas devem ser relevantes e úteis para o contexto geral da organização.
Assim, o método SMART pode ajudar nessa tarefa. As metas SMART são uma metodologia para definir objetivos, que consiste em definir expectativas, indicadores de acompanhamento do desenvolvimento e ações estratégicas para alcançar as metas.
Nesse sentido, cada letra da palavra SMART identifica um componente essencial na definição de metas. Ou seja, o sistema estabelece cinco critérios que as metas devem observar, para serem efetivas.
- S – specific/específico;
- M – measurable/mensurável;
- A – achievable/alcançável;
- R – relevant/relevante;
- T – time-bound/temporal.
Na prática, funciona como um checklist: os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Faça um diagnóstico da área
Depois disso, é hora de olhar, de forma crítica, o que já é feito e fazer um diagnóstico da área de TI: desde a infraestrutura até os conhecimentos que já foram desenvolvidos.
Essa análise contribui para entender até onde o setor já evoluiu e o que precisa ser feito para alcançar os objetivos traçados.
A análise SWOT — em inglês strenghts, weaknesses, opportunities e threats — é uma ferramenta que pode auxiliar nessa etapa de análise do ambiente atual. Em geral, trata-se de uma avaliação sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da área.
Além disso, é possível usar alguns indicadores importantes como, por exemplo, o RTO (Recovery Time Objective), RPO (Recovery Point Objective) e Análise de Impacto no Negócio.
Promova ações de melhorias
Por fim, o último passo é construir um plano de ação para as melhorias necessárias. Para isso, o planejamento estratégico pode compreender um roteiro que compreenda a descrição de todas as tarefas que devem ser feitas dentro de um cronograma detalhado.
Assim, deve-se estabelecer:
- As responsabilidades de todas as pessoas colaboradoras;
- A prioridade das tarefas;
- As datas de início e de conclusão das tarefas.
O planejamento das ações de melhorias deve levar em consideração qual é o cenário ideal e, mais do que isso, o que é necessário para alcançar esse ideal.
Nessa perspectiva, podem surgir tarefas de diferentes tipos como, por exemplo, fornecer treinamento em um determinado assunto para as pessoas colaboradoras.
Quais os erros mais comuns no planejamento de TI
Ninguém está à prova de erros. Por isso, além de conhecer os principais passos para construir um planejamento estratégico eficiente, saber quais são os erros mais comuns também pode ajudar a antecipar e evitar alguns problemas.
Sendo assim, os erros mais frequentes são:
- Definir objetivos e metas inexequíveis;
- Não investir no desenvolvimento das pessoas colaboradoras;
- Ignorar o estágio de coleta de dados já disponíveis e se basear exclusivamente na intuição e em suposições.
Com atenção a esses pontos, você tem as ferramentas necessárias para montar seu planejamento estratégico.
A Nettrust Solutions está aqui para te ajudar na elaboração do teu planejamento estratégico de TI da sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas.